Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

Resumo da Vida de Jorge Amado e Característica



Introdução

Jorge Amado praticamente conquistou o mundo com seus livros: teve obras suas traduzidas para diversas línguas, transformadas em filmes, novelas, minisséries e se tornaram famosas em vários países. Jorge Amado tornou-se ídolo, um mito literário. E através desse trabalho pretendemos conhecer e compreender esse mito. Para isso, vamos buscar sua história, suas características literárias, ler sua obra e analisa-la. Os livros lidos serão:

-   Gabriela Cravo e Canela
-   Capitães da Areia
-   País do Carnaval

E deles extrairemos os trechos para analisar o que torna esses livros autênticas obras de Jorge Amado.
Nascido em 1912 em Pirangi, na Bahia, Jorge Amado já publicou inúmeras obras, dentre as quais, 25 romances; dois livros de memórias, duas biografias - a do poeta Castro Alves e a do comunista Luis Carlos Prestes - duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crônicas e poesias.
Publicou seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931.                                  Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila.                             Nesse ano publicou seu segundo romance, Cacau.
Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina.                               Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Garcia Rosa.
Em 1945, casou-se com Zélia Gattai.
Em 1947, Jorge Amado teve que se exilar com a família na França, onde ficou até 1950, quando foi expulso.
De volta ao Brasil, Jorge Amado afastou-se, em 1955, da militância política, sem, no entanto, deixar os quadros do Partido Comunista. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e por primeiro ocupante Machado de Assis. Doutor Honoris Causa por diversas universidades, Jorge Amado orgulhava-se do título de Obá, posto civil que exercia no Ilê Axé Opô Afonjá, na Bahia.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em fitas gravadas para cegos.
Em 1987, foi inaugurada em Salvador, Bahia, no Largo do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado, que abriga e preserva seu acervo, colocando-o à disposição de pesquisadores. A Fundação objetiva ainda o desenvolvimento das atividades culturais na Bahia.
Jorge Amado morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Foi cremado, e suas cinzas foram enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, em 10 de agosto, dia em que completaria 89 anos.

Características Literárias

Em sua obra, Jorge Amado destaca o pobre, o negro, os marginalizados, enfim, todos os excluídos da sociedade, e os apresenta de modo diferente, narrando lhes a vida, os pensamentos, os desejos, ressaltando que estes também são humanos.
O cenário é, normalmente, a zona urbana ou de plantação de cacau ou café da Bahia.
Jorge Amado é um dos destaques do Modernismo e em suas obras coloca a necessidade de justiça social Também acrescenta um tanto de ideologia política, sempre em defesa do povo.
Jorge Amado era grande apreciador da cultura negra e usa muito esse elemento em seus livros. Também ressalta o erotismo, além da sensualidade da mulher brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://veramelo.blogspot.com.br/